Nos últimos 10 anos houve um importante avanço nas técnicas e procedimentos em cirurgia e anestesia veterinária, propiciando muito mais segurança e precisão nesses procedimentos e possibilitando o tratamento de afecções que antes não eram possíveis.

A maioria dos procedimentos realizados aqui atualmente apresenta a mesma precisão aplicada à medicina humana. Hoje operamos com segurança pacientes acima de 15 anos, obesos, com sérios problemas cardíacos, hepáticos, renais ou outros.

Aqui na Clínica Veterinária Nossa Senhora da Luz todas nossas cirurgias seguem o seguinte protocolo:

1º) Exame Clínico Geral detalhado: antes de marcar qualquer cirurgia o pet passa por uma rigorosa consulta veterinária, onde todos os sistemas são avaliados e principalmente sua função cardíaca e respiratória.

2º) Exames Pré-operatórios: são direcionados conforme a necessidade do pet. Devem ser recentes e vai desde um simples hemograma até um ecocardiograma.

3º) Consenso da Equipe Médica Veterinária: Após a avaliação rigorosa do paciente e o resultado dos exames realizados a equipe de veterinários da Clínica Veterinária Nossa Senhora da Luz juntamente com o anestesista e o cirurgião veterinário que irá operar o caso decidem qual o melhor procedimento a ser realizado.

4º) Agendamento da Cirurgia: nesse momento juntamente com o proprietário o veterinário define a data da cirurgia, horário, equipe, procedimento a ser realizado, material necessário e cuidados pré-operatórios.

5º). Anestesia: todas as nossas anestesias são realizadas por um veterinário especialista com pós-graduação, muita experiência nessa área e pronto para as mais diversas situações. Antes de iniciar o processo de anestesia ele avalia novamente o paciente e seus exames e assim determina qual o melhor protocolo anestésico a ser realizado. Possuímos anestesia inalatória, todos os equipamentos de monitoramento e fármacos de ultima geração.

6º) Cirurgião: aqui você pode ter a certeza que seu pet será operado por um veterinário com muita experiência, atualizado e especializado na cirurgia que vai realizar. Por exemplo: cirurgias ortopédicas realizadas por ortopedistas; neurológicas por neurologistas; oftálmicas por oftalmologistas; abdominais por cirurgiões gerais, oncológicas por oncologistas, etc. Além do anestesista e cirurgião há sempre um veterinário cirurgião geral auxiliando, todos juntos fazendo o melhor pelo seu filho de quatro patas.

7º) Equipamentos e Materiais Utilizados: além de uma equipe perfeita, possuímos o que há de melhor em equipamentos, assepsia, materiais, medicamentos e fios para realizar uma cirurgia com segurança, atendendo todas as necessidades do procedimento e menor risco para o seu pet.

8º) Pós-operatório Imediato: possuímos toda estrutura de UTI para melhor acompanhamento e tratamento de nossos pacientes. Além do oxigênio, monitoração, medicamentos, aquecimento, soroterapia um veterinário qualificado fica ao lado do seu pet enquanto for necessário, inclusive no período noturno.

Liberação para casa: assim que o paciente se recuperou completamente da anestesia, está com todos os parâmetros normais, fora de risco, é capaz de caminhar e se alimentar sozinho e pode tomar as medicações via oral é liberado para se recuperar da cirurgia em casa. No momento que seu pet está indo para casa você recebe do veterinário, tanto por escrito como pessoalmente, todos os cuidados que ele necessita no pós-operatório. Nesse momento todas as suas duvidas são esclarecidas. A maioria de nossos pacientes de cirurgia é liberada no mesmo dia, porque sabemos que perto de seus familiares a recuperação de nossos pets ocorre mais rapidamente.

10º) Alta Cirúrgica: realizamos todo o acompanhamento e damos toda a assistência que você e o seu pet necessitam durante todo o pós-operatório até a sua completa recuperação.

Com esses dez princípios a Clínica Veterinária Nossa Senhora da Luz proporciona hoje aos cães e gatos o que há de melhor, mais moderno e seguro para a realização de qualquer cirurgia dentro da Medicina Veterinária.