Você sabia que a obesidade atualmente é o principal problema em cães e gatos?

Os cálculos atuais de obesidade em cães indicam uma prevalência entre 20 a 40% em vários países. Claro que raras são as consultas cuja reclamação principal seja o sobrepeso dos animais. Os proprietários levam seu pet ao veterinário por ele apresentar algumas das conseqüências da obesidade abaixo:

– Doenças articulares como as osteoartrites, protrusão de disco intervertebral e ruptura do ligamento cruzado;

– Doenças de vias aéreas superiores como colapso traqueal; paralisia laríngea e síndrome respiratória superior (cães braquicefálicos);

– Doenças cardiorrespiratórias levando ao agravamento ou predisposição da insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência pulmonar

– Neoplasias mamárias;

– Alterações metabólicas como hiperlipidemia e resistência insulínica;

– Doenças urinárias como as urolitíases e infecções do trato urinário;

– Pancreatite;

– Hipotireoidismo;

– Hiperadrenocortcismo

– Acúmulo excessivo de gordura levando ao aumento do colesterol, triglicérides, hormônios esteróides e citocinas e adipocinas pró-inflamatórias.

– Problemas hepáticos;

– Problemas dermatológicos;

O peso corporal excessivo além de predispor ou agravar as patologias acima diminui a expectativa de vida do pet.

O Programa Permanente para Controle da Obesidade em Cães e Gatos da Clínica Veterinária Nossa Senhora da Luz têm como objetivo ajudar o seu pet a perder e manter o peso, considerando suas características peculiares e a de sua rotina familiar.

Ele também ajuda a manter a motivação do proprietário e o emagrecimento do animal; facilita o acompanhamento cuidadoso da resposta do individuo; oferece a oportunidade de fazer as mudanças necessárias para um controle adequado e reduz a probabilidade de um efeito de novo ganho de peso. Se o seu pet está com sobrepeso o insira nesse programa e proporcione a ele maior qualidade de vida.